PLANEJANDO A GRAVIDEZ

Quando a gravidez é planejada sem ansiedade, fica mais fácil solucionar os problemas previsíveis e contornar os imprevisíveis. Um dos maiores segredos para aumentar muito a chance de uma gravidez tranquila é planejar.

EXISTE A HORA CERTA?

Lembre-se de que o  casal pode decidir agora e a gravidez só ocorrer alguns meses depois. O tempo médio para um casal sem problemas engravidar é de 06 meses há um ano. Isto porque a mulher só engravida no dia da ovulação e esta ocorre em geral somente uma vez a cada mês. Procure pensar que chegou o momento e não a hora ok?  Preparem-se para as transformações que o bebê vai trazer para o relacionamento, para as finanças, para a vida social e profissional. Se casamento não vai bem certamente este não é o momento. Procurem acertar as coisas antes de a gravidez acontece, ao contrário do que muita gente pensa, a gravidez não coloca nada no lugar... e as coisas podem piorar e muito.

 

DECIDIU ENGRAVIDAR?  AGENDE UMA CONSULTA COM SEU GINECOLOGISTA.

Este é o momento de fazer uma avaliação de sua saúde e livrar-se de todas as suas dúvidas. Ele provavelmente ver seus exames recentes, pedir uma série de novos exames, irá recomendar que você coloque algumas vacinas em dia (como rubéola, tétano e hepatite e etc). Fará ainda uma avaliação do seu histórico médico e de sua família e assim poderá orientá-la sobre se o risco é habitual ou eventuais riscos aumentados com a necessidade de acompanhamento especial. Será certamente orientada a usar acido fólico.


COMECE A TOMAR ÁCIDO FÓLICO MESMO ANTES DE CONSULTAR SEU GINECOLOGISTA.

O ácido fólico diminui o risco de má formações neurológicas no bebê. Ele é essencial no processo de síntese do DNA e na formação das células do sangue. Estudos demonstram que seu uso diminui em até 30% este risco e  que a mulher deve começar a toma-lo dois a três meses antes de engravidar.  O tubo neural do feto se fecha nas primeiras semanas da gestação. Não existe um tempo máximo para tomar o ácido fólico, mas é importante sua ingestão até 16 semanas. Estes são vendidos sem receita médica e distribuídos gratuitamente nos postos de saúde.

 

VÁ AO DENTISTA.

O ideal é resolver eventuais problemas antes de engravidar.

 

ALIMENTAÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E CONTROLE DE PESO. VAMOS TORNAS OS HÁBITOS DE VIDA MAIS SAUDÁVEIS.

Controlar o peso,  se acima o ideal é recomendável perder pelo menos um pouco antes de engravidar. Ao contrário do que sempre se recomendou até alguns anos atrás a atividade física é um excelente indicador para melhores resultados na gestação e parto. Deve-se iniciar praticas esportivas mais adequadas a gestação. É imperioso consultar um nutricionista para uma alimentação mais adequada ao desenvolvimento ideal do bebê desde os primeiros dias.

É fato  que é mais difícil engravidar quando se está muito acima ou muito abaixo do peso. Mulheres muito acima ou abaixo do peso comumente têm mais ciclos anovulatórios. No entanto, não é só a questão do peso que importa, e sim a saúde geral.

Em relação a alimentação, a gestante deve optar por uma pratica alimentar mais saudável a fim de já ir se preparando para consumo dos nutrientes essenciais à uma gravidez saudável. Proteínas, frutas, legumes, alimentos ricos em fibras e cálcio, e muita água são essenciais. Vá se acostumando aos poucos com as necessidades e restrições que terá durante a gravidez. Agende um nutricionista com experiência em trabalhar com gestantes. Isto vai ser sensacional ao final da gestação.

gRAVIDEZ NÃO COMBINA COM FUMO, ÁLCCOL E OUTRAS DROGAS.

Estas substâncias podem provocar aborto, parto prematuro. São responsáveis pelo nascimento de bebês com baixo peso, lesões neurológicas de graus variados, dependência química pós nascimento  e etc.

As grandes artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leita, Madonna e etc terminam a gestação e pouco muito pouco tempo depois do parto já estão como antes. Eles são especiais neste sentido? Claro que não. Elas são determinadas e tem hábitos de vida saudáveis muito antes mesmo de engravidar. Mãos a obra! Você pode ter os mesmos resultados que elas.

PREPARE-SE FINANCEIRAMENTE.

Sua gravidez deve ser acompanhada por um médico ou uma equipe multidisciplinar preferencialmente e se possível escolhidos antes de engravidar. É recomendável ter um plano de saúde. Os custos com exames, tratamentos e eventuais internações por emergências é muito alto. Mesmo que seu médico não atenda planos de saúde é uma boa forma de ter um seguro barato. internações em UTIs são muito caras, tanto para a mãe quanto para os bebês e nunca sabemos se será necessária. Lembre-se sempre de os planos de saúde, em geral, têm carência de dez meses para partos. Informe-se também sobre coberturas de hospitais e equipes médicas, reembolsos etc.

PLANEJE SEU ESPAÇO FÍSICO.

As reformas ou a compra do imóvel podem se prolongar e vai ser bem mais desgastante se isso acontecer enquanto já estiverem “grávidos”.

AGORA ESTÃO PRONTOS.

Vamos relembrar que é normal um casal sem qualquer problema demorar de seis meses a um ano para engravidar. Mantenham-se tranquilos, nada de ansiedade desnecessária. Se quiserem acelerar o processo use a regrinha da semana fértil. A mulher com ciclos regulares de aproximadamente 30 dias ovula geralmente no meio do ciclo, ou seja, no ciclo de 28 dias a ovulação ocorre por volta do 14º dia. Portanto este é o dia mais propicio para a relação com intenção de engravidar, entretanto, não é tão simples assim, senão seria só evitar este dia quando não quisesse engravidar. Consideramos três dias antes deste dia e três dias após como o período fértil. A semana fértil. Este é o período onde a imensa maioria das gravidezes ocorrem. Nada de ansiedade, namore, namore. Faça seu filho ou filha com mais amor e menos ansiedade, com menor sentimento de obrigação. Então, felicidades...